• Siga a CVJ nas redes sociais
  • Aniversário de Joinville
  • inscrição prêmio jovem autor

Mulheres são homenageadas em sessão solene

Por Jornalismo CVJ.

Câmara de Vereadores de Joinville
Mauro Artur Schlieck
A Câmara entregou ontem (10) a Medalha de Mérito Mulher Cidadã Joinvilense Justina Rosa Fachini, na sessão solene que também celebrou os 169 anos da cidade. A sessão, presidida pela vereadora Ana Rita Negrini Hermes (PROS), teve a presença de vereadores, representantes da Prefeitura e convidados das oito homenageadas, indicadas pelos parlamentares.

Filho de Justina, o vereador Rodrigo Fachini (sem partido) disse sentir-se honrado e feliz por saber que sua mãe contribui com a missão de homenagear as mulheres. “Tenho certeza que cada uma de vocês, assim como minha mãe, muito bem representa a força, a garra e a ternura da mulher joinvilense”.

Quem são as homenageadas

Ivonete Terezinha dos Santos 
Mulher, mãe, esposa, catequista e coralista. A trajetória de Ivonete Terezinha dos Santos é muito ligada à fé. Praticamente uma vida inteira dedicada à igreja e à família. Casada há mais de 50 anos e com sete filhos, Ivonete ainda acha tempo para se doar ao próximo. Há 33 anos fundou o coral “Lírio do vale” que canta em comunidades dentro e fora de Joinville e que cantou durante nove anos na “Missa dos doentes” no Hospital São José. O grupo que começou com 35 crianças, já chegou a contar com 70 integrantes. Além de ser responsável pelo coral infantil, Dona Ivonete canta no coral do Santuário Sagrado Coração de Jesus.

Janaina Fernanda Roberto Melfior 
Filha de missionários, Janaina Fernanda Roberto Melfior, aos 11 anos decidiu entregar a sua vida ao Senhor. Chegou a fazer faculdade de ciências contábeis e até trabalhou na área, mas seu coração clamava por uma vida de dedicação ao próximo e à Deus. Em 2017 recebeu o diagnóstico de um câncer de mama, sua luta pela cura durou praticamente dois anos, mas seu marido, seus filhos e Deus deram a força que ela necessitava. Hoje, já curada, atua como II coordenadora da União Feminina das Assembleias de Deus em Joinville, onde desenvolve um trabalho voltado para mulheres, promovendo conferências, seminários, retiros espirituais, cursos e palestras.

Tecla Ponick 
Apesar de ser costureira aposentada, a verdadeira paixão de Tecla Ponick é a música. Ela faz parte do Coral São Mateus há 50 anos e há 32 atua como regente.Tecla também leciona teoria musical, teclado e técnica vocal. A nossa homenageada diz que o segredo para ficar tantos anos a frente de um coral com 50 pessoas é a perseverança para superar desafios, amor pelo que se faz, fé que sempre a impulsiona, além de um marido compreensivo que entende toda a sua dedicação.

Ivone Jacy Moreira
Nascida em família humilde, Ivone Jacy Moreira desde pequena foi incentivada pelos pais a se dedicar aos estudos. Aos 14 anos começou a dar aulas. Formada em letras, atuou na área de educação durante quase 60 anos. Desde 2013, quando se aposentou, integra o grupo de Profissionais Seniores da Univille. Atualmente, faz revisão gramatical de obras literárias e trabalhos técnicos e científicos. Além de desenvolver um trabalho voluntário no Santuário Sagrado Coração de Jesus. A professora Ivone já recebeu diversas homenagens e com certeza é mais uma merecedora da Medalha de Mérito Mulher Cidadã Joinvilense Justina Rosa Fachini.

Pastora Joceli Souza Ribeiro 
Mãe, esposa e pastora, a homenageada Joceli Souza RIbeiro, se dedica a comunidade da Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro Vila Nova há mais de 30 anos. A atuação com seu chamado levando esperança ao próximo é um compromisso da Pastora Joceli na comunidade do Vila Nova.
Marli Fleith Sacavem
Marli Fleith Sacavem é uma mulher muito dedicada a comunidade, principalmente de Pirabeiraba, o bairro que mora e ama. Atuou durante 30 anos na rede municipal de ensino, 15 como professora e os últimos 15 como diretora. Na saúde, atua como conselheira e vice-presidente do Conselho local de Saúde de Pirabeiraba, além de ser conselheira no Conselho municipal de saúde. Luta também por causas ambientais e participa de diretorias de diversas associações, incluindo a Apae. Méritos não faltam para a homenageada.

Rosemari Baum 
Desde jovem Rosemari Baum sempre teve muito carinho pelos animais. Chegou a ser voluntária do Abrigo de Joinville, mas em 2008 decidiu criar o seu próprio projeto social, o CãoPaixão. Através deste projeto, ela arrecada fundos para ajudar os animais abandonados e custear as cirurgias de castração, além de orientar famílias carentes sobre os benefícios da castração e ajudar financeiramente para que a cirurgia seja feita. Em janeiro Rosemari foi diagnosticada com câncer de mama em estágio avançado e agora ela concilia seu tempo entre cuidar da saúde e cuidar dos animais.

Nair Pereira França 
Dona Nair Pereira França, além de ser uma esposa, mãe e avó dedicada, também faz trabalho voluntário na comunidade onde mora. Participou muitos anos da pastoral da criança na Paróquia São Paulo Apóstolo, no Comasa, e hoje atua na renovação carismática e no ministério do acolhimento. Além disso, faz parte do Conselho Local de Saúde.
Reprodução autorizada desde que citada como fonte a Divisão de Jornalismo CVJ. Acompanhe nossas notícias também em facebook.com/cvjtv.

Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br