Imprimir
    PDF

    Mantido veto ao projeto do cadastro de cães perigosos

    Publicado em Notícias - Sessões

    Cães perigososA Câmara concordou com o veto do prefeito e arquivou a proposta de criar um cadastro para cães perigosos, em especial os da raça Pit Bull, na sessão desta segunda (22). A Prefeitura apontou três falhas no texto para rejeitá-lo, como ferir a competência da União e criar atribuições ao Poder Executivo.

    Cães perigosos
    Foto de Nilson Bastian

    A Câmara concordou com o veto do prefeito e arquivou a proposta de criar um cadastro para cães perigosos, em especial os da raça Pit Bull, na sessão desta segunda (22). A Prefeitura apontou três falhas no texto para rejeitá-lo, como ferir a competência da União e criar atribuições ao Poder Executivo.

    O veto foi mantido mesmo que a consultoria da Comissão de Legislação tenha indicado a rejeição dele e, portanto, a aceitação do projeto de lei complementar 87/2017, de Tania Larson (SD).

    A consultoria discordou de todos os argumentos do Executivo para o veto, como a competência da União sobre indenizações, que seriam apenas exemplificativas.

    Representante da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) disse em Legislação nesta segunda que o órgão não teria como fazer o cadastro e fiscalizar donos de animais.

    O cadastro

    Seriam considerados perigosos aqueles “com registro de ataques a pessoas”. Os responsáveis por esses animais deveriam acompanhá-los fora de casa, e providenciar placa de identificação nas coleiras, com informações para contato.

    O texto inicial do projeto estabelecia o valor de R$ 5 mil em multas por descumprimento, aumentados progressivamente em casos de reincidência.

    Nas comissões, os pareceres recomendaram que a multa fosse dimensionada em UPMs. A inicial seria de duas UPMs (R$ 568, nos valores deste mês de agosto). Além da multa, apreensão do animal em casos de reincidência e abandono.


    Notícias Relacionadas


    Se você quer fazer uma sugestão, crítica ou correção sobre esta matéria, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

    Portal da Transparência

    Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

    transparencia@cvj.sc.gov.br