• Siga a CVJ nas redes sociais

Moradores do Aventureiro pedem mais segurança

Por Marina Bosio.

O aumento de furtos e roubos no Aventureiro foi o tema desta terça-feira (14) na Comissão de Proteção Civil. Os comerciantes e moradores do bairro enviaram um ofício com 277 assinaturas à Comissão pedindo ajuda para que haja reforço da segurança na região. Segundo os relatos, na Rua Jacupiranga em apenas um dia foram registradas três ocorrências.

O comandante da Guarda Municipal de Joinville, Newton Wilson Rodrigues, afirmou já estar ciente das reivindicações dos moradores, e disse que a Guarda Municipal está atenta à movimentação no bairro, colocando a região no planejamento de rondas.

No entanto, segundo ele, há apenas uma viatura disponível para toda a região Norte de Joinville. “Temos três viaturas, uma cobre a área central, outra a área Sul e outra a região Norte da cidade. Apenas uma viatura para toda a área norte complica o nosso trabalho”, comentou. Ele informou que o número 153 está à disposição dos moradores. “A Guarda pode ajudar dentro de suas limitações”, disse.

Para o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, Celso Mlanarczyki Júnior, o Aventureiro é um bairro grande que tem grande volume de ocorrências, o que, segundo ele, gera dificuldades no trabalho preventivo da segurança. “Se formos avaliar a questão de roubos em número de ocorrências não chega a ser o principal bairro, já que há bairros com ainda mais ocorrências”, disse. “Entretanto, na média geral o Aventureiro precisa sim de uma ação e estamos colocando energia extra no atendimento ao bairro. O Aventureiro não é desassistido pela Polícia Militar”, afirmou.

Ele também citou dificuldades da corporação em garantir a segurança no bairro. “Infelizmente não conseguimos dar toda a atenção que a comunidade merece, já que não há quantitativo suficiente”, lamentou. O comandante afirmou que a PM perde muito tempo atendendo ocorrências que poderiam ser evitadas com a conscientização da população, como perturbação do sossego, o que dificulta o atendimento a ocorrências mais “relevantes” como as citadas pelos moradores do Aventureiro.

Ao final da reunião, a Comissão decidiu enviar um ofício ao Comando Geral da Polícia Militar pedindo que os números de ocorrências em Joinville sejam levadas em consideração na distribuição do efetivos, materiais e viaturas.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br